Sony é Hackeada e PSN é tirada do ar ¬¬
26/04/2011 14:00
O blog oficial do PlayStation afirmou neste domingo que o PlayStation Network (rede on-line do console) continua suspenso e que a equipe da fabricante Sony está trabalhando dia e noite para reparar o problema. “Estamos reconstruindo o sistema para reforçar ainda mais a nossa infraestrutura de rede“.
A multinacional japonesa afirmou ter desconectado a rede na última quarta-feira, depois que detectou um ataque realizado por hackers. Além dos jogos on-line, outros serviços que dependiam da rede foram afetados, como o site de aluguel de filmes LoveFilm. O PlayStation Network possui mais de 70 milhões de usuários ao redor do mundo.
No dia 26/4, a Sony anunciou que uma “invasão externa” à sua rede online conseguiu ter acesso aos dados pessoais e talvez informações de senhas, histórico de compras e até números cartão de crédito dos mais de 70 milhões de jogadores que utilizam a rede do PlayStation 3.
O caso é tão sério que, segundo um instituto de pesquisas especializado, o prejuízo da Sony com o vazamento desses dados poderia ultrapassar os 24 bilhões de dólares.
No dia seguinte ao anúncio, começaram a surgir relatos de gamers que tiveram problemas com seus cartões de crédito, de acordo com os sites como Ars Technica e VGN 365.
Ambos afirmam ter recebido um grande número de mensagens, via e-mail, comentários e mensagens via Twitter, de leitores usuários da PSN que dizem ter tido problemas com compras ou saques não autorizados.
Suspeita-se que o grupo Anonymous, que ganhou notoriedade por derrubar os sites da Visa e da Mastercard, é responsável pelos problemas que a Sony tem enfrentado.
Recentemente, membros do grupo criticaram a empresa por processar George Hotz, o americano de 21 anos que hackeou o console, permitindo que jogos piratas pudessem ser jogados no PlayStation. O hacker também é conhecido por escrever e difundir programas capazes de desbloquear o iPhone, contrariando a vontade da Apple. Hotz também ganhou prêmios em diversas feiras de ciência, engenharia e robótica com projetos pessoais.
Agora se sabe que os ataques às três plataformas online começaram com a invasão na SOE, popular entre os fãs de games, no dia 16 de abril e continuou com a intrusão nas bases de dados de PSN e Qriocity até o dia 19 desse mês.
As duas plataformas foram suspensas um dia depois, enquanto os problemas na SOE não foram detectados até agora, durante as investigações para determinar a origem do ataque.
Os erros de segurança têm levantado uma onda de críticas e questionamento de autoridades como os Estados Unidos e França, embora os analistas considerem que os sistemas de pagamento bancários, nos quais a proprietária do cartão interfere, evitarão prejuízos econômicos para os usuários.
Segundo indicou o porta-voz de Sony, Patrick Seybold, no blog oficial da companhia, é muito difícil, quase impossível, conseguir senha de um cartão de crédito ou débito, já que são codificadas com base em um sistema especial de algoritmos.
A Sony já estava investigando com analistas e junto às autoridades judiciais dos Estados Unidos a falha de segurança na PSN e Qriocity, dois serviços que esperam ser restabelecidos parcialmente quando estiverem seguros, previsivelmente nesta semana.
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